3bits Vision 17.05.2016

3bits Vision – Criatividade e eficácia caminham juntas

3bits Vision – Criatividade e eficácia caminham juntas

Ao pensar sobre criatividade no mercado da publicidade, provavelmente a imagem de um leão dourado vem à sua cabeça. Mas, os louros de festivais como o Cannes Lions, não devem ser a única forma de determinar o sucesso de uma ideia. Pois, sem resultados, ainda que a ideia seja incrível, não temos certeza do impacto causado por ela.

Como podemos observar,  campanhas reconhecidas por criatividade são em média 7 vezes mais eficientes do que as conservadoras e agências consideradas as mais criativas do mundo também as mais efetivas.

Provando que o sucesso está quando sabemos harmonizar os dois. Ao mensurar os resultados de uma boa ideia, mostramos seu enorme valor. A campanha da Nissan ilustra isso muito bem:

Case: Nissan – Pôneis Malditos

Mas como ideias podem gerar mais resultados de negócio?

Ideias com uma abordagem emocional geram mais lucro do que aquelas com abordagem racional. E o poder dessa linguagem ganha mais força quando é apresentado de forma visual acompanhado de música, recursos que são universais.

Assim, a emoção supera todas as métricas de negócios, construindo marcas mais fortes e gerando resultados até mesmo em decisões racionais. Porém, abordagens mais racionais também podem gerar bons resultados. Na maioria das vezes elas conseguem respostas mais diretas e efeitos a curto prazo, o que pode se adequar a um tipo específico de campanha.

E qual é o tipo de estratégia em que a criatividade é mais eficaz?

A Fama é uma estratégia criativa poderosa e eficaz que supera as demais métricas de negócios. Campanhas baseadas na fama geram duas vezes mais retorno. Mas, o que seria essa fama tão poderosa? Ela é uma qualidade inata de um projeto altamente criativo e não pode ser comprada com mídia. Dando à marca a sensação de que tem uma dimensão e significados muito maiores do que realmente possuem, ganhando mais do que seguidores, conquistando defensores da marca. Como a Fama que a Girafas conquistou ao aceitar a proposta do Burger King de criar uma hambúrguer para o Dia Mundial da Paz.

Girafas aceita a proposta do Burger King para o Dia Mundial da Paz, aumentando assim a sua Fama.

Então, qual o segredo das campanhas vencedoras?

Além de muita dedicação, o segredo para uma campanha realmente eficaz está em equilibrar a emoção que engaja os usuários, a fama que não pode ser comprada e o alcance que vai para além do target. Assim, vamos atingir o nosso objetivo de produzir campanhas realmente eficazes, acom a nossa estratégia que é a criatividade

Fontes: Warc, IPA, The Case for Creativity, the think box

Gostou do Post ou quer compartilhar algo?

Mande um e-mail pra gente.