3bits Recomenda 22.04.2015

H2H – Comunicação Mais Humana

H2H – Comunicação Mais Humana

No marketing, costumamos dividir nossa atuação em duas categorias: B2B (business to business) e B2C (business to consumer). Essas diferentes frentes ajudam a direcionar melhor como entregar a mensagem. Porém, com a ascensão das mídias sociais, uma nova forma de comunicação se fez necessária entre aqueles que produzem conteúdo. Assim, surgiu o H2H – Human to human.

Ao olhar para o consumidor apenas como dados de uma pesquisa, ignoramos seu desejo de sentir-se envolvido com a marca e seus produtos. Para mudar esse cenário, é necessário enxergar melhor com quem estamos falando. Devemos ter comprometimento e empatia, nos colocar no lugar do consumidor.

Negócios não têm sentimentos. Pessoas têm sentimentos.

É preciso entender que estamos lidando com seres humanos multidimensionais, que dificilmente vão ser definidos a partir de um único adjetivo. A imagem da família composta por pai, mãe e filhos, não corresponde a todas as famílias e com certeza, todas desejam se ver representadas. Esse é um grande fator no momento da escolha, entre duas marcas de produtos. Aquele que tem uma conexão emocional com o seu consumidor é o mais provável de ser escolhido.

Abandone linguagens técnicas e redundantes, fale a língua do seu público.

Deixe o “senhor” um pouco de lado, use mais o “você”. Mostre que está escutando de fato e não executando uma tarefa robótica do seu cotidiano. Escute os comentários, o que está sendo dito nas hashtags, nos grupos onde seu público estiver é o lugar onde você precisa estar. Ser acessível é a melhor estratégia.

Construa seu conteúdo de forma colaborativa.

E para não cometer erros, construa seu conteúdo em parceria com o consumidor. Se você não aproveitar essa oportunidade eles vão continuar produzindo, seja fotos para o Instagram, vídeos no Youtube ou textos gigantescos no Facebook. Portanto escute e entenda para só então agir. Com isso, seu negócio só tem oportunidades de crescer.

 Fonte: Bryan Kramer

Gostou do Post ou quer compartilhar algo?

Mande um e-mail pra gente.