Projetos 3bits 28.06.2017

Landing Pages e Sales Pages: o que são e como podem te ajudar a realizar negócios

Landing Pages e Sales Pages: o que são e como podem te ajudar a realizar negócios

Se você vende qualquer tipo de produto ou serviço via internet, ou se tem a intenção de usar seu site para obter informações dos clientes, a Landing Page é uma ferramenta do Marketing Digital que você precisa conhecer.

Ao contrário dos websites comuns, onde o foco é meramente informativo, as Landing Pages são elaboradas com foco na conversão. Ou seja, são páginas simples, criadas com o único objetivo de convencer o usuário a executar uma ação, que pode ser preencher um formulário, comprar um produto ou contratar um curso, por exemplo. Nesse caso, quando o foco é especificamente vender algo, são conhecidas também como Sales Page.

A estrutura de uma Landing Page

Por possuírem um foco muito específico, essas páginas requerem uma estrutura diferenciada. Uma boa Landing Page deve ser simples e direta, sem qualquer tipo de distrações, voltada exclusivamente para o objetivo final.

Geralmente, o visitante chegará a essa página atraído por um link no website da empresa, ou por um banner ou link patrocinado na web, então ele já vai ter uma ideia do que se trata. Não são necessárias muitas informações. Se a intenção é fazer o visitante preencher um formulário, por exemplo, então a página deve conter somente o formulário, uma chamada convincente e uma rápida explicação dos benefícios a serem obtidos (normalmente, se oferece algo em troca das informações do formulário, como um ebook, por exemplo).

Nesse caso, quando usadas com o fim de captar leads (informações dos seus possíveis futuros clientes), Landing Pages estão posicionadas em uma fase inicial do funil de vendas. A ideia ainda não é vender, mas sim conseguir informações de pessoas interessadas no produto ou serviço que a sua empresa oferece, para fazer uso dessas informações em campanhas posteriores.

Dessa forma, é possível segmentar seu público e elevar a eficiência das suas campanhas, uma vez que você garante que só irá contatar pessoas que já demonstraram interesse no que você oferece.

Sales Page – quando o foco é vender

Além da obtenção de leads, Landing Pages também podem ser usadas para convencer o usuário a comprar um produto. Nesse caso, também são conhecidas como Sales Page e possuem uma estrutura um pouco diferente, com a utilização de mais informações e técnicas de storytelling para convencer o visitante dos benefícios de adquirir o produto em questão.

Mesmo nesse caso, a mensagem deve ser transmitida de forma clara e objetiva, através de chamadas fortes e textos persuasivos, que busquem responder a possíveis dúvidas do consumidor ao mesmo tempo em que informam sobre as vantagens daquele produto. Também é importante que seja ilustrada por imagens e vídeos curtos que demonstrem os benefícios da sua utilização.

Em resumo: enquanto uma página de venda tradicional traz somente a imagem do produto, o preço e algumas informações, a Sales Page é construída com textos informativos e imagens convincentes, o que enche os olhos do consumidor e aumenta o seu desejo por aquilo que está sendo vendido.

A mensagem deve ser finalizada com a presença de um Call To Action (CTA), um botão que indica o próximo passo a ser tomado: “Compre”, “Faça Parte”, “Quero Participar”, etc. A ideia é que texto e imagens da página funcionem em conjunto para convencer o usuário a seguir em frente, estimulando-o a clicar no botão, realizando, assim, a conversão.

Um exemplo do que a Sales Page pode fazer é o projeto desenvolvido pela 3bits para o Safari Shop, no qual foram desenvolvidas páginas desse tipo para valorizar os produtos vendidos pela empresa. Os resultados são claros: a página da Superbrella, por exemplo, teve um rendimento 5 vezes maior que o habitual no seu lançamento.

Por que Landing Pages e Sales Pages funcionam

Mesmo com a crise econômica, o comércio eletrônico tem seguido em ritmo de crescimento no Brasil. Em 2016, as vendas através da web cresceram cerca de 11% com relação a 2015, quando já haviam evoluído cerca de 15,3% com relação ao ano anterior. Segundo o Google, a tendência é que o comércio on-line siga crescendo e dobre sua participação no faturamento do varejo até 2021.

Ou seja, realizar compras pela web é algo cada vez mais comum no dia a dia dos brasileiros. Nesse cenário, Landing Pages e Sales Pages são ferramentas fundamentais para ajudar a realizar vendas e diferenciar-se da concorrência.

Gostou do Post ou quer compartilhar algo?

Mande um e-mail pra gente.