Diários Associados

80 Anos Estado de Minas

A 3bits pensa interação, inovação e pertinência em tudo o que faz e em qualquer ambiente.

A Exposição 80 Anos do Jornal Estado de Minas levou o briefing ?Recordar a história, mas apontando para o futuro? para o museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, e a 3bits embarcou junto desenvolvendo várias instalações distribuídas pelos 3 andares da exposição:

Mesa das Emoções

Fotos e matérias do Jornal Estado de Minas em quatro mesas interativas onde os visitantes da exposição podiam escolher objetos dispostos ao redor da interface e com isso definir o conteúdo a ser exibido. Cada objeto levava a um tema específico.

Monte seu Jornal

Em um pequeno estúdio fotográfico as pessoas tiravam fotos e, num monitor touchscreen, montavam uma página de jornal escolhendo a notícia da capa.

A foto e o nome do visitante apareciam na matéria selecionada por ela e, enquanto o jornal era montado, o resultado final era exibido em um monitor que simulava a capa de um jornal. No final, a página era impressa e a pessoa levava pra casa uma lembrança da exposição criada por ela mesma.

Dessa forma, a 3bits ajudou a inserir o leitor dentro da história do Estado de Minas de uma maneira leve e interativa.

Jogo das décadas

O usuário lia o título de uma notícia do Estado de Minas e escolhia, utilizando um Wiimote, em qual das 8 décadas de existência do jornal a matéria foi publicada. Mais que um jogo, a instalação mostrava que as notícias se repetem ao longo dos anos, e o jornal as retrata sempre de forma atual.

Com instalações interessantes e fáceis de interagir para qualquer tipo de público, a 3bits ajudou a passar um pouco dos 80 anos do Estado de Minas aos mais de 100 mil visitantes que estiveram presentes na exposição.

Um projeto bem planejado, com uma execução baseada em usabilidade, que conseguiu dar novo significado a um conteúdo criado inicialmente para ser analógico.

Gostou do Post ou quer compartilhar algo?

Mande um e-mail pra gente.